sexta-feira, 10 de julho de 2009

eleição Guiné-Bissau


Os resultados provisórios da eleição presidencial na Guiné-Bissau, África, indicam um segundo turno entre Malam Bacai Sanhá e Kumba Ialá, este apoiado pelo Partido de Renovação Social (PRS). No país estão o casal missionário Pr. Edivaldo e Edileusa da Silva (Gabu) e as missionárias Edna Dias e Lilian Grance (ambas em Bafatá).


A divulgação, feita na quinta-feira pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau, indica que as eleições presidenciais antecipadas de domingo passado deram a vitória com 39,59% a Malam Bacai Sanhá seguido de Kumba Ialá que somou 29,42% das votações. A data para realização do segundo turno ainda é desconhecida.Os eleitores guineenses irão repetir a escolha que já tiveram de fazer nas presidenciais de 1999/2000 em que Malam Bacai Sanhá e Kumba Ialá também se defrontaram numa segunda volta que acabou por ser ganho pelo líder do PRS com 72% dos votos. Nas últimas eleições, em 2005, Malam Bacai Sanhá também passou à segunda volta, mas perdeu para João Bernardo "Nino" Vieira, que acabaria assassinado em março deste ano; isso motivou a antecipaçao destas eleições. Já em abril, o enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas à Guiné-Bissau, Joseph Mutaboba, havia reconhecido que a situação na antiga colônia portuguesa era tensa.


Ele denunciou a existência de um clima de medo no país, num momento em que, segundo a Liga Guineense dos Direitos Humanos, ocorriam detenções e espancamentos pelos militares de possíveis suspeitos e testemunhas civis do atentado. Os cristãos são convocados a intensificar suas orações para que a paz seja restabelecida na Guiné-Bissau e, assim, o trabalho missionário avance naquele país dividido entre as crenças tradicionais e o islamismo; com apenas 13,2% de cristãos, quase todos (9,9%) católicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Familia pastoral

Familia pastoral
Pr.Fernando Dionisio,Pra.joana Dark,Ramon, Rubém,Sillas

SEJÁ BEM VINDO

Pesquisar este blog

RADIO EM ADORAÇÃO