quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Projeto "Lar Doce Lar"
11:03 by Igreja do Nazareno em Patos-PB

PROJETO

"LAR DOCE LAR"

"Abinoam Lourenço dos Santos"

ABENAL

Patos/PB


SUMÁRIO

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

1.2. TÍTULO

2. APRESENTAÇÃO

3. OBJETIVOS

3.1.Objetivo Geral

3.2. Objetivo Específico

4. JUSTIFICATIVA

5. METODOLOGIA

6. PLANO DE TRABALHO

7. CRONOGRAMA

8. ORÇAMENTO

9. ANEXO

1. IDENTIFICAÇÃO

Título: “Lar Doce Lar Abinoam Lourenço dos Santos”

Autores do Projeto:

Abinoam Lourenço dos Santos – Missionária

Joana D’Arc Barboza de Araújo Silva – Pastora da Igreja do Nazareno

Fernando Dionísio de A. Silva – Pastor da Igreja do Nazareno

Executores:

Igreja do Nazareno

Clientela: Crianças, Adolescentes e Familiares das comunidades das sete casas, Vila Nova e Adjacências;

Período: Indeterminado

Apoio: Organizações Governamentais e não Governamentais diversas (busca posterior de parcerias).

2. APRESENTAÇÃO

Em meados do ano 2000, nesta cidade, após passar anos trabalhando com crianças e adolescentes em outros estados da nação através da Missão AMEM e outras entidades, a Missionária Abinoam Lourenço dos Santos, ao perceber a situação de crianças e adolescentes no nosso município, expressou o desejo de criar um espaço onde crianças e adolescentes pudessem ter acompanhamento em diversas áreas, principalmente moral e espiritual, além de proporcionar-lhes lazer, prática esportiva reforço escolar. Tendo partilhado conosco dos seus sonhos, já realizados em outros lugares, mostrou-nos uma maquete de como deveria ser o Projeto em nossa cidade.

Compramos a idéia e buscamos por diversas vezes apoio de outras entidades para que implantassem seus núcleos em Patos e quando percebemos as dificuldades encontradas, decidimos iniciar a elaboração do Projeto sob a orientação da Miss. Abinoam. Por questões de saúde, ela precisou retornar para João Pessoa, mas o seu sonho não morreu por isso o Projeto leva o seu nome, pois seríamos injustos em termos recebido a idéia de alguém referencial no trabalho com crianças e adolescentes, que ajudou a mudar a realidade de algumas das nossas crianças da comunidade do Noé Trajano, e agora, queremos dizer em primeiro lugar, OBRIGADO DEUS PELA DIREÇÃO, e obrigado missionária Abinoam pelo seu amor, atenção, e visão do potencial de crianças e adolescentes.

O Projeto será implantado na Comunidade das sete Casas, bairro situado na periferia desta cidade de Patos, alcançando as crianças, adolescentes e seus familiares também da comunidade da Vila Nova e adjacências.

Inicialmente, temos uma área de 23,70 x 26,00 metros comprada em nome da Igreja do Nazareno – Distrito Nordeste do Brasil, através de doações, a quem o Projeto será subordinado, que buscará também apoio para a implantação e execução do mesmo.

3. OBJETIVOS

3.1. Objetivo Geral:

O presente Projeto tem por objetivo a criação de um espaço para crianças e adolescentes da cidade de Patos, preferencialmente, residentes nas áreas das comunidades das Sete Casas, Vila Nova e Adjacências, para proporcionar reforço escolar, prática esportiva, acompanhamento, aconselhamento, assistência médica e psicossocial, orientações sobre cidadania plena, embasados na Constituição Federal e Estatuto da Criança e Adolescente, além da capacitação de familiares para a geração de emprego e renda e fortalecimento do lar.

3.2. Objetivo Específico:

. Proporcionar atendimento para 200 crianças como sendo: 100 crianças no turno da manhã e 100 crianças no turno da tarde, nas áreas de reforço escolar, prática esportiva, acompanhamento, aconselhamento, assistência médica e psicossocial, orientações sobre cidadania plena, princípios morais e éticos. Proporcionar para os pais e familiares, Educação de Jovens e Adultos, cursos profissionalizantes buscando possibilitar a geração de emprego e renda, aconselhamento familiar, prática esportiva entre outras atividades;

. Proporcionar o fortalecimento dos vínculos familiares;

. Promoção da Assistência social;

. Promoção da segurança alimentar e nutricional;

. Promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia, da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e de outros valores universais;

. Promoção de atividades esportivas.

4. JUSTIFICATIVA

A Igreja do Nazareno trabalha na comunidade das Sete Casas e Vila Nova, desde 2001, com atividades de Escola Dominical, e de forma esporádica com ações de prevenção, higiene e cidadania.

No mundo, atua em mais de 154 países e trabalha com hospitais, creches, faculdades, escolas e diversas outras atividades fazendo uma interação com as comunidades em que trabalha cumprindo a missão integral da igreja que alcança o homem de forma completa: corpo, alma e espírito.

As comunidades das Sete Casas e Vila Nova estão situadas na periferia da cidade de Patos/Pb, com altos índices de violência, alcoolismo, drogas, famílias sem estrutura, com trabalhadores de baixa, alguns sobrevivem com o dinheiro dos Programas Sociais do Governo Federal, ou da mendicância, com alto índice também de trabalho infanto-juvenil em especial a costura da bola, que tem causado graves problemas de saúde, além do trabalho no lixão para onde muitas crianças e adolescentes vão, abandonando as salas de aula.

Diante da grande carência destas comunidades, surgiu o desejo de realizar uma ação que alcançasse não só as crianças e adolescentes mas toda a família, daí nasceu a idéia de criar o Projeto “Lar Doce Lar Abinoam Lourenço dos Santos”, baseado nas idéias da missionária Abinoam que residiu em nossa cidade e dedicou mais de trinta anos do seu ministério às crianças e adolescentes de diversas partes do país.

O Projeto alcançará 200 crianças e adolescentes inicialmente, priorizando o reforço escolar, prática esportiva, aconselhamento, atendimento médico, psicossocial e ações de cidadania. Atenderá também os familiares com Educação de Jovens e Adultos, cursos profissionalizantes, aconselhamento, prática esportiva, trazendo-os para o Projeto para se sentirem co-responsáveis nas ações que serão realizadas, e assim ajudar no fortalecimento dos laços familiares.

5. METODOLOGIA

O Projeto funcionará em três expedientes durante a semana, e nos domingos à tarde das 07h30min as 11h00min horas, 13h30min as 17h00min horas, das 19h00min as 22h00min horas e no domingo das 14 as 17 horas com as seguintes atividades:

CRIANÇAS/ADOLESCENTES (manhã e tarde):

1. Reforço Escolar;

2. Atividades lúdicas;

3. Aulas de Artes;

4. Esporte/Recreação;

5. Palestras/oficinas

6. Aconselhamento.

JOVENS E ADULTOS (noite e finais de semana):

1. Educação de Jovens e adultos;
2. Jogos;
3. Cursos profissionalizantes/ Artes;
4. Palestras/Oficinas;
5. Aconselhamento.

Serão buscadas parcerias com a A.N.A., Prefeitura Municipal, Governo Estadual, SESI, SEBRAEsol, AABB, ROTARY, LIONS, Associação Comercial de Patos, entre outras entidades governamentais e não governamentais para que sejam parceiros deste Projeto.

5.1 QUEM PODERÁ PARTICIPAR DO PROJETO?

Crianças e adolescentes de 05 a 18 anos incompletos no limite de 100(cem) por horários inicialmente, residentes preferencialmente nas comunidades especificadas no Projeto, após serem avaliadas por uma Assistente Social, através de entrevista com a família para identificação das condições sócio-econômicas das mesmas.

Genitores e familiares das crianças e adolescentes, no limite inicial de 50 participantes, podendo esse número ser aumentado de acordo com a necessidade e o espaço do Projeto.

5.2 ATIVIDADES

As atividades serão desenvolvidas em horário oposto ao horário escolar, preferencialmente da seguinte maneira:

Lanche – reforço escolar – artes – atividades lúdicas/esportivas/oficinas/aconselhamento/etc. – refeição.

Este modelo é para compreender como irá funcionar de forma geral o projeto, sendo posteriormente estabelecido o horário para cada uma de suas atividades. Reforçando que serão servidas duas refeições por dia para as crianças do Projeto em seu horário, uma na chegada e outra antes da saída.

Estrutura do Lar:

O Lar deverá ter: Diretoria, Secretaria, Salas de aula, sala de vídeo, Biblioteca, Gabinete médico-odontológico, sala para atendimento psicosossial, sala dos professores, Auditório, Refeitório, cozinha, banheiros, área de lazer, almoxarifado.

Recursos Humanos

01. Diretor (a)

01. Adjunto (a)

01. Secretária (o)

04. Agente Social

02. Cozinheiro (a)

02. Auxiliares de serviço

07. Educadores

01. Pedagogo (a)

01. Psicólogo (a)

01. Assistente Social

01. Médico (a)

01. Dentista

01. Advogado (a)

01. Contador (a)

01. Bibliotecário (a)

01. Professor de Educação Física

Recursos Materiais

01. Construção do Espaço Físico (terreno disponível 23,7m x 26,00m)

02. Carteiras escolares

03. Material de Escritório: 06 escrivaninhas e cadeiras, 02 mesas para computador, 02 armários, 02 arquivos, 10 estantes (secretaria e biblioteca)

04. Material didático

05. Computadores

06. Equipamentos para a cozinha: geladeira, freezer, fogão industrial, liquidificador, panelas, caldeirões, pratos, talheres e forno industrial.

07. Mesas e cadeiras para o refeitório

08. Linha telefônica

09. Veículo

10. Material de expediente

11. Fardamento

12. Equipamentos para gabinete médico

13. Equipamentos para gabinete odontológico

14. Material para prática esportiva

15. Livros para a Biblioteca

16. Quadros para as salas de aula

17. Televisão

18. Vídeo/DVD

6. PLANO DE TRABALHO PROVISÓRIO

Atividades desenvolvidas com as crianças e adolescentes:

* Acompanhamento pedagógico no nível da escolaridade da criança ou adolescente;
* Escola Dominical
* Atividades religiosas;
* Atividades lúdicas;
* Atividades esportivas;
* Aulas de artes;
* Atividades culturais;
* Atendimento com o psicólogo ou Assistente Social;
* Atendimento médico e odontológico;
* Prevenção (periódica);
* Participação em atividades que ressaltem os valores familiares, os direitos da criança e do adolescente, a defesa da vida, a preservação do meio-ambiente e a melhoria da qualidade de vida;
* Outras atividades que possam se adequar às atividades do Lar e às necessidades das crianças e adolescentes.

Atividades desenvolvidas com os pais e familiares:

* Aulas para Jovens e Adultos
* Cursos de trabalho em artesanato, culinária, computação, dentre outros para prepará-los para o mercado de trabalho;
* Escola Dominical
* Atividades lúdicas;
* Atividades esportivas
* Atendimento com o psicólogo ou Assistente Social;
* Prevenção (periódica);
* Promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia, a Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e outros valores universais;
* Promover a segurança alimentar e nutricional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Familia pastoral

Familia pastoral
Pr.Fernando Dionisio,Pra.joana Dark,Ramon, Rubém,Sillas

SEJÁ BEM VINDO

Pesquisar este blog

MSN

RADIO EM ADORAÇÃO